Na noite da penúltima segunda-feira, 19 de setembro, quem chegava distraído ao auditório do Instituto de Física (IF) da USP não podia deixar de notar no palco objetos um tanto inusitados: uma boneca e um protótipo de bicicleta pronto para entrar na água. A boneca já pode ser utilizada nas aulas dos futuros cirurgiões, substituindo o uso de corpos reais para o aprendizado de cirurgias cranianas em crianças. A bike boat por sua vez já foi testada por seu inventor nas águas da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Esses dois protótipos foram alguns dos 14 projetos apresentados na etapa brasileira da competição Falling Walls Lab. Trata-se de uma plataforma internacional e interdisciplinar única durante a qual estudantes, acadêmicos e profissionais apresentam projetos e ideias que podem gerar impacto positivo na sociedade. O evento é tradicionalmente realizado na Alemanha pela entidade The Falling Walls Foundation, com apoio do Ministério Alemão de Educação e Pesquisa e de diversas organizações. No Brasil, é organizado pela A.T. Kearney em parceria com o Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP) e, neste ano, com a USP, por intermédio do IF.

Para ler essa reportagem completa, acesse: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencia-e-tecnologia-quebram-barreiras-em-evento-no-instituto-de-fisica/